sexta-feira, 19 de junho de 2009

Líder X Chefe: Qual Voce é?

Nesta quinta feira (18), a CDL de Rio do Sul promoveu uma palestra com o empreendedor Ézio Ricardo falando sobre "Liderança de Sucesso".

Ao longo do evento, Ricardo expôs as dificuldades de se encontrar pessoas de coonfiança e comprometidas , e que os que assim nao o fazem, nao devem permanecer na empresa. Trouxe ainda um dado muito interessante de uma universidade estrangeira onde em uma pesquisa, desobriu que 16% dos trabalhadores assalariados, nao merecem o que ganham.

Em um momento de discontração, Ézio disse que engana-se aquele que pensa que "Cliente é como Deus!" pois Deus ainda perdoa nossos erros, porem o cliente nem sempre, então devemos sempre lutar por uma equipe de trabalho quase perfeita, (e eu concordo plenamente) onde erros jamais poderão ser repetidos, ou telvez nem cometidos pela primeira vez, pois erros, significam 'atraso', e seu atraso dá tempo e oportunidade ao concorrente, que pode cativar o seu cliente decepcionado com a sua falha!

Entre todo o dito na noite, quero expor aqui uma das primeiras colocações do palestrante, e talvez a que mais me chamou a atenção, e pesso que reflitam sobre o assunto nao apenas como empresários, mais o ampliem para sua vida, o seu dia a dia...:

"Líder X Chefe"

Qual a diferença?
Chefe: Aquele que manda, e seu súdito obedece.
Líder: Aquele que diz porque deve ser feito (e convence os ao seu redor motivando)

Foi-se o tempo em que alguem mandava e o outro obedecia, que o pai dizia e o filho só dizia "sim senhor", onde o funcionario tinha pleno respeito ou talvez até medo de seu patrao, o tempo em que o homem era o que mandava em casa (segredo essa, ashoaihsuihaoiuhsoiuha), "certa vez numa igreja o padre disse para que os homem que eram mandados por suas esposas se colocassem em uma fila a sua direita, e aqueles que ainda mandavam em casa ficassem a esquerda. A direita do padre a fila crescia, e a esquerda, tinah apenas um, José. O Padre curioso perguntou a ele: José, porque estás nessa fila? ele então responde: Nao sei não senhor, minha mulher que mandou eu ficar aqui." descontraiu Ézio contando.
Enfim, os tempo hoje são de liderança, devemos saber colocar as coisas de forma a deixar claro o porque deve ser feito, para que todos a nosso redor se comprometam pela mesma causa. Chefes são curtos e grosseiros, para ser um verdadeiro líder, devemos saber que pessoas são sensíveis e amáveis, e então tratar todos com carinho, para que confiem em nós e nos ajudem a cumprir todos os objetivos.

E Voce, está agindo como Chefe ou como Líder em sua vida?

Talvez esteja na hora de rever sua postura, para poder retornar a Liderar pessoas comprometidas com voce!

Pense Nisso!

Um comentário:

  1. Gui, querido! Vi que você tá seguindo nosso blog, tá gostando?
    Espero que sim!
    Esse teu espaço tá muito legal também, vez em quando dou uma espiada nesses textos.
    Beijao more

    ResponderExcluir